Você está aqui: Página Inicial / Membros / Fernando Ciciliati / LEXML BRASIL de volta a todo o vapor!

LEXML BRASIL de volta a todo o vapor!

por Fernando Ciciliati publicado 22/02/2007 17h06, última modificação 18/04/2016 11h34
Novas atividades e eventos marcam a retomada do projeto LEXML-Brasil
LEXML BRASIL de volta a todo o vapor!

João Lima, Min. Ellen Gracie, Prof. PierLuigi Spinosa

O ano de 2007 é o ano do projeto LEXML-Brasil!


Após muitos meses de apresentações, de amadurecimento e até, por quê não, de alguns conflitos e mal-entendidos, finalmente parece que o apoio institucional necessário à viabilização deste tão importante e ambicioso projeto começa a surgir de forma direcionada à produção de resultados.

Um excelente início de ano

Para abrir 2007 com chave de ouro, tivemos a presença no Brasil do Prof. PierLuigi Spinosa, membro do ITTIG - Instituto de Teoria e Técnica para a Informação Jurídica, de Florença - Itália, que é o coordenador da iniciativa de uso de URNs para o ambiente legislativo e jurídico no projeto NIR - Norme in Rete, maior fonte de inspiração para o projeto LEXML-Brasil.

Convidado como palestrante para o evento "1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais", realizado pelo Supremo Tribunal Federal entre os dias 12 e 14 de fevereiro, o Professor apresentou o uso das URNs no projeto NIR, reforçando mais uma vez o seus conceitos e benefícios.

Nesse mesmo evento, por parte do Prodasen/Senado Federal, João Lima apresentou duas palestras explorando ao máximo todos os conceitos e possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento do LEXML-Brasil, ilustrando, com exemplos de "dar água na boca", como seria a atividade de encontro (e não de eterna "procura") da informação legislativa ou jurídica desejada em um ambiente digital construído sobre a infra-estrutura do LEXML.

Os slides das palestras encontram-se disponíveis para download no site do evento, por meio deste link.

E, como coroação do evento, ambos os palestrantes tiveram a oportunidade de conversar um pouco mais a respeito do LEXML com a Ministra Ellen Gracie, Presidente do STF, no jantar de encerramento do seminário.



Pesquisar no LexML
Logotipo do LexML - Rede de informação legislativa e jurídica
Mídias Sociais

Twitter Youtube

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 5738

Para pesquisar informação legislativa e jurídica, clique aqui