Você está aqui: Página Inicial / Sobre o LexML / Notícias / Pesquisa com suporte de Léxico da Língua Portuguesa

Pesquisa com suporte de Léxico da Língua Portuguesa

por João Lima publicado 07/02/2009 21h05, última modificação 18/04/2016 15h04
Nova funcionalidade do Portal LexML melhora a qualidade do resultado da pesquisa.
Pesquisa com suporte de Léxico da Língua Portuguesa

Resultado da pesquisa do termo "dano moral"

Um cidadão que deseja pesquisar documentos que contenham o termo "dano moral" irá obter, na maioria dos mecanismos de buscas existentes na Internet, apenas as ocorrências com "dano moral" (no singular), ficando de fora as ocorrências que contenham apenas o termo "danos morais" (no plural).  

A partir de janeiro de 2009, foi agregado ao mecanismo de busca do LexML um léxico da Língua Portuguesa com substantivos e adjetivos e suas respectivas variações de gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e grau (diminutivo/aumentativo). Essas classes de palavras passaram a ser indexadas na sua unidade significativa, conhecida na lexicologia como lema.

Com isso, aquele cidadão que queria pesquisar "dano moral" irá obter no LexML, em um único resultado, as ocorrências de "danos morais" e de "dano moral".

Agradecemos ao NILC (Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional), que recentemente disponibilizou em meio eletrônico um dos mais importantes vocabulários do Português do Brasil, com todas as estruturas de classificação morfo-sintática: o dicionário formato DELA do projeto UNITEX-PB. Esse léxico é resultado da pesquisa de mestrado de Marcelo Caetano Martins Muniz sob a orientação da Profª Drª Maria das Graças Volpe Nunes. Também agradecemos a Peter Krauss, do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), pelo apoio no desenvolvimento da ferramenta de busca baseada no UNITEX-PB.

Pesquisar no LexML
Logotipo do LexML - Rede de informação legislativa e jurídica
Mídias Sociais

Twitter Youtube

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 5731

Para pesquisar informação legislativa e jurídica, clique aqui