Você está aqui: Página Inicial / Sobre o LexML / Notícias / Versão 4.0 da e-PING recomenda o LexML

Versão 4.0 da e-PING recomenda o LexML

por João Lima publicado 07/02/2009 17h05, última modificação 18/04/2016 15h04
A nova versão da arquitetura e-PING recomenda o LexML para a interoperabilidade da informação legislativa e jurídica.
Versão 4.0 da e-PING recomenda o LexML

Especificações para Áreas de Integração para Governo Eletrônico – Temas Transversais a Áreas de Atuação de Governo

A versão 4.0 da arquitetura e-PING, Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, publicada em 16 de dezembro de 2008, recomenda o uso do LexML para identificação e estruturação de documentos legislativos e jurídicos, considerando, nesse escopo, os textos de normas, da jurisprudência e dos projetos de lei.

O nível de "Recomendado" atribuído ao LexML indica que a especificação "atende às políticas técnicas da e-PING, é reconhecido como um item que deve ser utilizado no âmbito das instituições de governo, mas ainda não foi submetido a um processo formal de homologação".

A criação do LexML foi baseada em padrões já adotados pela arquitetura e-PING, tais com o XML, XML Schema, XSL, XSLTXHTML, bem como em padrões com nível "recomendado" ou "em estudo", tais como, o UNICODE e o RDF. Além dos padrões considerados pela e-PING, o LexML também adotou o padrão OAI-PMH (Open Archive Initiative - Protocol for Metadata Haverst) para a coleta de metadados e o modelo de referência FRBRoo (Functional Requirements for Bibliografical Records - Object Oriented) para a organização da informação. Esse último modelo é uma extensão do padrão "ISO 21127:2006 - Information and documentation -- A reference ontology for the interchange of cultural heritage information".

 

 

Pesquisar no LexML
Logotipo do LexML - Rede de informação legislativa e jurídica
Mídias Sociais

Twitter Youtube

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 5738

Para pesquisar informação legislativa e jurídica, clique aqui